terça-feira, 31 de maio de 2016

ZEISS participa do XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa

O evento marcará o lançamento da lente intraocular trifocal para astigmatismo e contará com palestras sobre técnica SMILE de cirurgia refrativa

A partir do dia 1º de junho, a ZEISS – empresa alemã referência mundial em óptica e optoeletrônica – participa do XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, no Anhembi, em São Paulo. A ZEISS lança durante o Congresso a lente intraocular trifocal para cirurgia de catarata, a ‘’AT LISA tri toric’’. A novidade desta lente é proporcionar plena visão de perto, de longe e em distância intermediária, sem a necessidade de óculos, e será a primeira no mercado brasileiro voltada para pacientes com astigmatismo.

A lente intraocular trifocal foi desenvolvida pela equipe da área de tecnologia médica da ZEISS com o intuito de sanar a principal reclamação dos usuários de lentes bifocais, que é a dificuldade de visão em pontos intermediários entre perto e longe. Essa visão intermediária é essencial principalmente para aqueles que em sua rotina são cercados por aparelhos eletrônicos, sobretudo computadores e smartphones.

Além da vantagem da visão intermediária, a LISA Tri dispõe também de um aperfeiçoamento da distribuição de luz assimétrica, o que garante ao paciente um melhor desempenho visual em condições de baixa iluminação, inclusive à noite.

No primeiro dia do congresso, a empresa promove um coquetel com palestras sobre a técnica SMILE e o equipamento VisuMax para cirurgia refrativa, em que estarão presentes como palestrantes os oftalmologistas dr. Hyung-jin Koo, médico coreano com maior experiência em procedimentos SMILE no mundo; dr. Phill Hoopes Jr., médico de um dos mais prestigiados centros de refrativa e catarata dos Estados Unidos; e dr. Renato Ambrósio Jr., oftalmologista brasileiro especialista em SMILE e que está entre os 100 mais influentes do mundo, de acordo com a revista inglesa The Ophthalmologist.

A técnica SMILE, que será abordada durante as palestras, é o que há de mais inovador no mercado, já que o laser utilizado nesta cirurgia, o femtossegundo VisuMax, cria uma lentícula interna na córnea que é retirada por uma incisão sete vezes menor do que a da técnica de geração anterior. “A SMILE é mais segura, pois não há flap (levantamento de fina camada da córnea) e nem remoção do epitélio (camada superficial da córnea), então a estrutura da córnea é preservada, reduzindo o impacto na produção de lágrimas, portanto com menor risco de olho seco”, explica Fernando Blanco, gerente de negócios da área de refrativa na ZEISS Brasil.

Em palestra, o coreano dr. Koo contará suas experiências em mais de 16 mil procedimentos realizados com esta técnica, enfatizando os resultados satisfatórios e o rápido crescimento na adesão pelos pacientes. Já dr. Phill terá como foco as expectativas do mercado norte-americano, em que o uso do VisuMax está em processo de aprovação pelo FDA – órgão que controla medicamentos e equipamentos nos Estados Unidos.

Finalizando o ciclo de palestras, dr. Renato Ambrósio Jr. abordará o crescimento da técnica no Brasil com base em sua experiência de um ano e meio com o VisuMax, levando ao público os benefícios gerados aos pacientes após optarem pelo procedimento. “Aqui no país, o SMILE começou a ser utilizado em 2013 e, atualmente, já são dez clínicas com o equipamento e 70 médicos treinados para a realização da técnica”, informa Fernando Blanco. No mundo, o crescimento foi de 200 cirurgias em 2009 para 450 mil até maio de 2016.


XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa 
Data: 01/06 a 04/06
Local: Palácio de Convenções Anhembi

Nenhum comentário:

Postar um comentário