segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA TERÁ DOSE FRACIONADA EM TRÊS ESTADOS

O Ministério da Saúde informou que, em decisão conjunta com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a campanha de fracionamento da vacina contra a febre amarela a qual foi antecipada para o dia 25 de janeiro
A campanha de fracionamento da vacina contra a febre amarela que começou nesta quinta-feira passada (25) nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A antecipação foi adotada porque o Ministério da Saúde já repassou, a ambos os estados, os insumos que serão utilizados nas campanhas. Em São Paulo, 54 municípios participarão da campanha, com previsão de vacinar 8,3 milhões de pessoas, sendo 6,3 milhões com a dose fracionada e 2 milhões com a padrão.

Já no Rio de Janeiro, 7,7 milhões de pessoas deverão receber a dose fracionada e 2,4 milhões a padrão, em 15 municípios. Até o momento, a campanha de vacinação no estado da Bahia permanece para a data prevista anteriormente: entre 19 de fevereiro e 9 de março. Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão em oito municípios.

“A estratégia de fracionamento da vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional e que não tinham recomendação para vacinação anteriormente. A dose fracionada tem mostrado a mesma proteção que a dose padrão. Estudos em andamento continuarão a avaliar a proteção posterior a esse período. A única diferença está no volume. A dose padrão (0,5 Ml) protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada (0,1 Ml) protege por pelo menos doze meses, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz)”, afirma o explica o pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).

Segundo Chencinski, que é editor do BLOG PEDIATRA ORIENTA da Sociedade de Pediatria de São Paulo, “a busca por informações sobre a vacinação contra a febre amarela, bem como sobre a vacinação fracionada é crescente e intensa nos últimos dias, tanto por meio das redes sociais, quanto presencialmente. Buscando orientar, da melhor maneira, as famílias, a Sociedade de Pediatria de São Paulo, por meio do seu Departamento de Imunizações, produziu um documento, listando as principais dúvidas das famílias sobre a vacinação contra a febre amarela”.

A seguir, o médico destaca alguns pontos centrais do documento, esclarecendo as principais dúvidas sobre o tema presentes nas redes sociais nos últimos dias. Confira:

• O que é a febre amarela silvestre (FAS)?
Febre amarela silvestre é um termo que se refere ao ciclo de transmissão da doença, que se caracteriza pelos atores que participam da transmissão, sendo eles os primatas não humanos PNH (macacos), tendo os mosquitos silvestres como transmissores (vetores). O termo é útil para diferir a Febre Amarela Urbana (FAU), circunstâncias em que os atores da transmissão se modificam com a participação do homem como hospedeiro principal e os mosquitos de hábitos urbanos como principais vetores na transmissão, como o Aedes aegypti. Essa forma de transmissão não é registrada no Brasil desde 1942, embora permaneça como importante ameaça ainda nos dias de hoje.

Leia matéria completa no VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA TERÁ DOSE FRACIONADA EM TRÊS ESTADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário