sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Enxergar mal prejudica aprendizado

Pesquisa mostra que o uso de óculos melhora o rendimento escolar. Saiba como identificar problemas de visão em crianças.
A volta às aulas pede mais atenção com a visão das crianças. Isso porque, de acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier em Campinas,  uma pesquisa com pais e professores de 36 mil alunos da rede pública de ensino que receberem óculos durante programa social desenvolvido pelo hospital, comprova a influência da visão no  desempenho escolar. Os resultados mostram que depois de um ano para os professores 50% dos estudantes tiveram melhora no rendimento escolar, a concentração de 57% aumentou e 38,2% ficaram menos agitados.
Para os pais, 88% das crianças passaram a ter mais concentração e  interesse pelo estudo, todos os que sentiam dor de cabeça pararam de se queixar e 91% começaram  realizar tarefas que antes não conseguiam.

Leia mais em http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20444

Coágulo sanguíneo é a origem de problemas como a embolia pulmonar. Conheça mitos e verdades sobre a doença

A maioria das pessoas nem desconfia que fatores genéticos e, até mesmo, falta de mobilidade por longos períodos podem favorecer o surgimento de coágulos com graves consequências para a saúde de pessoas em diferentes idades
A coagulação do sangue tem como objetivo estancar hemorragias. O processo consiste na transformação do material líquido (sangue) em um tecido mais sólido (coágulo de fibrina) capaz de interromper sangramentos e reparar tecidos danificados do corpo. Porém, este mecanismo fisiológico pode se tornar vilão do organismo, quando acontece em excesso.

Segundo uma pesquisa realizada pela International Society of Thrombosis and Hemostasis (ISTH), em parceria com a Bayer, a cada 37 segundos uma pessoa morre por causa de um coágulo sanguíneo. Estes coágulos, quando se acumulam e se alojam nas paredes dos tecidos danificados ou dos vasos sanguíneos são chamados de trombos e podem se desprender do local em que se originaram e viajar pela corrente sanguínea, tornando-se então êmbolos capazes obstruir a passagem do fluxo sanguíneo. “Quando estes trombos se desprendem e se tornam êmbolos podem obstruir um vaso de calibre menor do que eles mesmos, podendo levar à obstrução da passagem sanguínea e ocasionar uma embolia”, afirma Dra. Suely Meireles Rezende, hematologista docente da Universidade Federal de Minas Gerais e membro eleita do Conselho Diretor da International Society of Thrombosis and Haemostasis (ISTH).

Leia mais em http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20443

FEBRE AMARELA - INFORMATIVO À POPULAÇÃO

A febre amarela é uma doença causada por um vírus, sendo transmitida por mosquitos. A doença pode ocorrer nas regiões de matas e nos ambientes silvestres, por esta razão chamada febre amarela silvestre, quando a doença ocorre nas cidades é chamada de febre amarela urbana.
A febre amarela silvestre é transmitida por mosquitos chamados de Haemagogus e Sabethes. A febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti. Os últimos casos de febre amarela urbana no Brasil ocorreram em 1942, no Acre. Apesar das duas formas da doença, não há diferença de sinais e sintomas. Não há relatos de transmissão de febre amarela direta entre pessoas.

Leia mais em http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20445

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Por que consumir alimentos orgânicos?

O especialista em controle de qualidade dos alimentos Fábio Portella, professor do Instituto de Desenvolvimento Educacional, explica os benefícios, mitos e verdades
A maioria das pessoas vem ouvindo com mais frequência sobre os alimentos orgânicos nos últimos anos. Mas o que realmente são? E por que os consumir? O professor da pós-graduação em Controle de Qualidade dos Alimentos do *Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) **Fábio Portella explica que alimentos orgânicos, seja in natura ou processados, são oriundos de um sistema orgânico de produção, que dispensa o uso de insumos, como pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação. Porém, o especialista alerta que deve-se ainda considerar os contaminantes ambientais, inerentes à área do plantio ou criação, que entrarão em contato com o alimento. “Apesar de muita gente pensar que se trata apenas de um alimento sem agrotóxicos, a definição de orgânico é muito mais ampla, englobando o manejo de forma equilibrada do solo e demais recursos naturais, como água, ar, radiação solar, solo, topografia, clima, biodiversidade tanto, vegetal como animal e microbiana, conservando-os no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos”, explica.

Leia mais em: http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20441

Artrite reumatoide: sintomas e diagnóstico da doença

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica de natureza autoimune, com potencial de danos irreversíveis às articulações. Consequentemente, acaba comprometendo muito a qualidade de vida do paciente – que se vê progressivamente impedido de executar atividades que antes eram rotineiras, inclusive no âmbito profissional. Trata-se de uma doença limitante que acomete 1% da população adulta no Brasil, sendo cerca de três vezes mais comum em mulheres – com picos de incidência por volta dos 50 anos.

Leia mais em: http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20440

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Praias e piscinas pedem atenção redobrada com os olhos



Oftalmologista do H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista dá dicas de prevenção e cuidados para aproveitar o melhor da estação
O verão está no auge, com muitas pessoas de férias e aproveitando as altas temperaturas para se refrescar nas praias e piscinas. É um período para relaxar, mas sem deixar de lado alguns cuidados com a saúde dos olhos. Para evitar situações que estraguem o momento de descanso, o Dr. Ibraim Viana Vieira, oftalmologista do H.Olhos – Hospital de Olhos Paulista, elenca algumas dicas.

Leia mais no http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20437

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

ACIBARRINHA - Associação Comercial e Industrial do Largo da Barra, Itanhangá, Joá, Joatinga e Adjacências

Um Café da Manhã para a apresentação do Projeto SEGURANÇA PRESENTE com o Dr. Rodrigo Taveira, representante da ACBS - Associação Comunitária Bairro Seguro, este apresentou o Projeto da Central de Monitoramento das Câmeras, ontem (12/01), na sede da ACIBARRINHA.
Estiveram presentes: Luiz Igrejas - Pres. da AMAR, José Britz - Pres. da AMASCO, Kleber Machado – Pres. da BARRALERTA, Sergio Andrade - Pres. FEBARRA, Diretoria da AMOB, empresários e moradores da nossa região.
Todos acreditam que a implantação deste projeto é de suma importância interesse para a nossa comunidade.


Leia mais em www.saudelazer.com

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

As altas temperaturas do verão brasileiro exigem medidas e cuidados para combater e prevenir o câncer da pele que é o de maior incidência no Brasil e nos demais países. Pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, serão registrados 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. “O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório” alerta a dermatologista Marcela Benez, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A pesquisa aponta, ainda, que mais de 100 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer, 3% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia e 6 milhões de brasileiros adultos não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago. O estudo indica, também, que - dos entrevistados que têm filhos até 15 anos - 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise incluir as classes D/E, o percentual sobe para 35%. Erros comuns, que as pessoas cometem no cuidado com a pele, aumentam a incidência de câncer.

Leia mais em http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20435

Aproveite as férias de janeiro em família no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde


Várias piscinas para se refrescar no calor, atividades de lazer para todas as idades e atrações especiais. Quem quer curtir as férias de janeiro com muita a diversão e ao lado de toda a família tem como opção imperdível o Hotel Fazenda Fonte Colina Verde. Com uma estrutura e uma área de lazer completas, o Hotel fica na Estância Turística de São Pedro, interior de São Paulo, a apenas 180 km da capital paulista.

Leia mais em http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20434

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Perda muscular pode gerar incapacidade e dependência funcional em idosos

Pesquisa nacional da UNIFESP aponta que condição é pouco conhecida e seus sintomas são confundidos com a fragilidade natural da idade

São Paulo, janeiro de 2017 – Autonomia e independência são desejos das pessoas para a velhice. Para aliar longevidade e vitalidade, é preciso cuidar do corpo para que ele se mantenha saudável com o passar do tempo. A saúde dos músculos é fundamental na manutenção da mobilidade e da liberdade em idosos. Negligenciar esse aspecto pode comprometer a qualidade de vida e o bem-estar nessa fase. A perda muscular (Sarcopenia) é caracterizada pela perda de massa, força e funcionalidade dos músculos, especialmente nos membros superiores e inferiores. É uma condição progressiva e silenciosa, natural do envelhecimento, que acometerá a todos, em maior ou menor medida, ao longo da vida. O problema limita a capacidade de executar atividades cotidianas, além de contribuir para um maior risco de quedas, fraturas e hospitalizações entre idosos, impedindo uma velhice plena e independente.

Saiba mais em http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20431

Suplementação alimentar inovadora chega ao mercado para combater a perda muscular

Extima® colabora no fortalecimento dos músculos para uma vida com mais movimento e liberdade; Tecnologia inédita permite aumento da massa magra corporal, da força muscular e a diminuição da gordura corporal

São Paulo, janeiro 2017 – Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população idosa e adulta que sofre com a perda muscular e suas implicações, o laboratório Apsen traz ao mercado uma pioneira e inovadora terapia de suplementação alimentar: Extima®. O mais recente lançamento da farmacêutica brasileira traz em sua composição a tecnologia exclusiva de peptídeos bioativos de colágeno BodyBalance™, desenvolvida em parceria com a Gelita, referência mundial no desenvolvimento dessas moléculas. Quando associado a exercícios físicos, Extima® impulsiona o aumento da massa magra corporal, da força muscular e a diminuição da gordura corporal, contribuindo diretamente no combate à perda muscular.

Saiba mais em http://www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=20432